A Afetividade na Educação Online: Percursos e Possibilidades.

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17011

  • Título: A Afetividade na Educação Online: Percursos e Possibilidades.
  • Autor(es): Vivian Martins;Adriana Baptista
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 27/04/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.639
  • Código do Recurso: 17011
  • Descrição: O artigo aprofunda conhecimentos sobre a afetividade na educação online, considerando o afeto, a interatividade, a colaboração, a coautoria e a aprendizagem significativa como fatores preponderantes para o sucesso na modalidade. O método é a pesquisa-formação na cibercultura, que não separa a docência do ato de pesquisar. Não há centralidade no docente, nos conteúdos, nas tecnologias nem nos praticantes ciberculturais; a centralidade está na rede que se forma entre todas essas interlocuções. O contexto foi o curso de extensão Formação de Docentes para a Educação Online ministrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Belford Roxo, em que ambiências formativas e dispositivos de pesquisa na educação online foram acionados para compreender as questões norteadoras do estudo. Como achado da pesquisa, tem-se a noção subsunçora “Atividades síncronas: pertencimento e afetividade”, emergente das narrativas dos praticantes, dodiálogo bibliográfico, da imersão nocotidiano da pesquisa e do dispositivo “síncrono ou assíncrono? Eis a questão...”, acionado utilizando um fórum de discussão para que mais dados sobre a afetividade pudessem emergir. O achado da pesquisa proporciona saberes para melhores práticas como docentes online, assunto de extrema importância para a Educação em contexto de cibercultura.
© Canal CECIERJ 2024