O Uso do Plano de Tutoria na Prática Docente do Tutor Online na Universidade Aberta do Brasil

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16996

  • Título: O Uso do Plano de Tutoria na Prática Docente do Tutor Online na Universidade Aberta do Brasil
  • Autor(es): Emmanuele Maria Correia Costa;Cleide Jane de Sá Araújo Costa
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 28/03/2018
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.610
  • Código do Recurso: 16996
  • Descrição: O estudo investiga contribuições do plano de tutoria para a prática do tutor na UAB/EaD de um curso da Universidade Federal de Alagoas, com objetivo de analisar a efetividade dos planos de tutoria na ação do tutor e se eles são instrumentos de suporte que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes da EaD. É um estudo de caso de natureza qualitativa com finalidade de perceber a prática do tutor a partir do uso dos planos de tutoria que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes. Para a coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica com base no Guia do Tutor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Ufal, análise dos planos de tutoria e aplicação de questionário com tutores. O problema referiu-se às contribuições do plano de tutoria para a prática pedagógica do tutor no processo de aprendizagem na sala de aula virtual. Os resultados apontam que os planos de tutoria são efetivos na ação docente do tutor e são instrumentos de suporte que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem desde que respeitem os elementos mínimos considerados essenciais pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), estejam descritos de forma clara e objetiva e ser socializados entre os tutores, com vistas a favorecer uma efetiva ação docente.
© Canal CECIERJ 2024