Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16906

  • Título: Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento
  • Autor(es): Priscila Costa Santos;Diva Albuquerque Maciel
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 06/09/2017
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.462
  • Código do Recurso: 16906
  • Descrição: O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as implicações na formação profissional do professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. Para tal, utilizamos como suporte teórico as contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento, conceito amplamente difundido por teóricos como Vygotsky e Valsiner. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido no contexto de um curso online ofertado para cerca de 26.000 professores-cursistas de um Estado da Federação. O curso obteve 95% de índice de aprovação. Para as análises foram considerados as entrevistas de três professores-tutores e de uma professora-supervisora, assim como, o Relatório Final do curso. Constatouse a necessidade de maior direcionamento das entidades governamentais para a regulamentação das atividades do professor-tutor bem como o seu papel essencial nas atividades online.
© Canal CECIERJ 2024