COM QUANTAS PEÇAS SE FAZ CIÊNCIA? A ELABORAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16849

  • Título: COM QUANTAS PEÇAS SE FAZ CIÊNCIA? A ELABORAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
  • Autor(es): Thelma Lopes Carlos Gardair e Virgínia Torres Schall
  • Instituição: Fundação Cecierj
  • Área: Divulgação Científica
  • Disciplina: Artigos
  • Tipo: Documento
  • Nome original do arquivo: Quantas pecas se faz uma.pdf
  • Tamanho: 150.4 KB
  • Data: 25/06/2017
  • Código do Recurso: 16849
  • Descrição: Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a estratégia pela qual a peça de teatro “Toda
    menina é uma rainha”, que integra pesquisa de doutoramento sobre o imaginário de jovens
    sobre arte e ciência, foi elaborada. Os fundamentos para a escrita da peça foram,
    principalmente, pesquisa histórica e dados obtidos a partir de 226 questionários, sobre arte e
    ciência, respondidos por estudantes entre 12 e 18 anos. No presente trabalho pretendemos
    discutir como os fundamentos aqui mencionados foram transpostos para a linguagem cênica,
    visando compor uma peça teatral voltada para a Educação em Ciências. A trama da peça
    consiste na aventura de dois adolescentes ávidos por conhecer o mundo e a si mesmos, que ao
    remexerem em antigos livros, transportam-se para o século XVI, em 1582, na Inglaterra, onde
    vivenciam o cotidiano da época, tornam-se amigos da rainha e presenciam um inusitado
    encontro entre Galileu Galileu e William Shakespeare.
© Canal CECIERJ 2024