Recursos Educacionais Abertos: acesso gratuito ao conhecimento?

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16828

dc.type Text
dc.title Recursos Educacionais Abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
dc.description Neste artigo, destacamos o potencial dos recursos educacionais abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos professores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sendo realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, afluência tecnológico-pedagógica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das dificuldades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse aprodução de obra derivada
dc.creator Mara Denize Mazzardo;Ana Maria Ferreira Nobre;Elena Maria Mallmann
dc.created 2017-05-31
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16828/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.446
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Acesso ao conhecimento
dc.subject Recursos Educacionais Abertos
dc.subject Formação de Professores
dc.subject Adaptação de Recursos Educacionais Abertos
© Canal CECIERJ 2024