Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16343

dc.type Text
dc.title Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no Cederj
dc.description Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado que analisou aspectos da formação inicial em Matemática no Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Paracambi-RJ. Exemplifica sucintamente diferentes ferramentas disponibilizadas na plataforma e reflete sobre possíveis formas de promover interação entre licenciandos em Matemática. Ilustra acessos em três disciplinas (Matemática Discreta, Pré-Cálculo e Instrumentação no Ensino de Geometria (IEG)) obtidos por meio do histórico de entradas no ambiente no período de julho a dezembro de 2013. Identifica momentos específicos nos quais os licenciandos utilizam as ferramentas comunicativas para estabelecer contato com professores, tutores e colegas de curso, seja para sanar dúvidas, realizar ou postar atividades. Esses momentos estão concentrados nos períodos de avaliação, sendo uma exceção a disciplina IEG, na qual se detectou um acesso mais regular e indícios que sugerem maior interação no ambiente virtual da disciplina.
dc.creator Marcelo Almeida Bairral;Robson Marques de Souza
dc.created 2016-12-27
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16343/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v6i3.356
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
dc.subject Educação a Distância
dc.subject Plataforma CEDERJ
dc.subject Licenciatura em Matemática
dc.subject Interação
© Canal CECIERJ 2024