Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16327

  • Título: Recursos Educacionais Abertos para o Curso de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj: Produção, Uso e Disponibilização
  • Autor(es): Samira Pirola Santos Mantilla;Carmem Adilia Simões da Fonseca;Nathalia Costa Alves;Luciana Tavares Perdigão;Daniel Fábio Salvador
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 09/03/2015
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.305
  • Código do Recurso: 16327
  • Descrição: Este trabalho visa descrever e fazer uma reflexão sobre o processo de produção e uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) no curso semipresencial de Ciências Biológicas do Consórcio Cederj em uma perspectiva evolutiva histórica, inicialmente mais focado na produção intensiva de REAs e posteriormente no maior apoio aos docentes para seleção e uso desses recursos disponíveis na web. Para isso, foi feito um levantamento da quantidade de REAs produzidos e disponibilizados para os alunos desde 2003 até 2013 e também uma análise do seu uso para todas as disciplinas no ambiente de aprendizagem virtual do curso. Verificou-se que houve uma mudança de paradigma do uso, produção e disponibilização de REAs para a sala de aula virtual, que se traduziu em benefício de enriquecimento quantitativo de recursos multimídias para os alunos, visto que de 2012 a 2013 houve um aumento de 63% da disponibilização de REAs nas disciplinas. Palavras-chave: REAs; Ciências Biológicas; Ambiente virtual de aprendizagem; Moodle. Open Educational Resources for the Course of Biological Sciences at the Cederj Consotium: Production, Use and AvailabilityAbstract This paper aims to describe and to reflect on the process of production and use of Open Educational Resources (OER) in the Biology undergraduate program of the Consórcio Cederj in a historical evolutionary perspective, initially focused on intensive production of OER and later on giving support to teachers for the selection and use of these resources available on the web. A survey was made to discover the amount of OER produced and made available to students from 2003 to 2013. There was also a review of its use for all subjects in a virtual learning environment (VLE) of the biological sciences course. It was found that there was a paradigm change of the use, production, and availability of OER in the virtual learning environment that resulted in favor of quantitative enrichment of multimedia resources for students. From 2012 to 2013 there was an increase of 63 % of availability of OER in the subjects.Keywords: OER; Biology; VLE; Moodle.
© Canal CECIERJ 2024