Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16308
dc.type | Text |
dc.title | O Emprego do e-Mail e do Facebook na Educação a Distância com Base nas Percepções de Alunos e Egressos |
dc.description | E-mail e Facebook são ferramentas de comunicação bastante difundidas. Todavia, a despeito da popularidade, o uso na educação a distância contemporânea parece não explorar todo o potencial delas. Um questionário sobre o tema revelou as percepções de 50 alunos ou egressos de cursos a distância, todos profissionais da rede pública municipal de educação de Maricá. E-mails eram usados constantemente para diferentes finalidades em cursos a distância, mesmo quando havia a alternativa do correio de mensagens disponível nos ambientes virtuais de aprendizagem. Os participantes percebiam o e-mail como um recurso facilitador da aprendizagem. Mas, na prática, utilizavam-no para trocar informações básicas, sobretudo, sanar com o tutor dúvidas sobre assuntos de secretaria e buscar informações sobre avaliações. Todos também haviam empregado o Facebook para fins educativos, mas somente três em cursos a distância. Para a maioria, ele era um recurso facilitador dos estudos, usado frequentemente para comunicação, debate de conteúdos ou esclarecimento de dúvidas. Os pesquisados gostariam de usar a rede social em cursos a distância por confiarem em sua potencialidade para facilitar a comunicação, conhecer e encontrar colegas e promover a interação. Tanto o e-mail quanto o Facebook podem ser mais bem aproveitados para a aprendizagem a distância. Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Aprendizagem; E-mail; Facebook. The Use of e-Mail and Facebook in e-Learning According to Perceptions of Students and Graduates |
dc.creator | André Tenório;Nívia Patterson;Thaís Tenório;Taís Rodrigues Marques |
dc.created | 2015-12-19 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16308/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.277 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |