A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16307

dc.type Text
dc.title A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
dc.description Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.
dc.creator André Tenório;Marilda Adlong Laudelino;Thaís Tenório
dc.created 2015-12-19
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16307/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.274
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
© Canal CECIERJ 2024