PERCEPÇÕES SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA DE CORDIALIDADE E A HUMANIZAÇÃO DA TUTORIA A DISTÂNCIA

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dc.title PERCEPÇÕES SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA DE CORDIALIDADE E A HUMANIZAÇÃO DA TUTORIA A DISTÂNCIA
dc.description As percepções de tutores a distância sobre a cordialidade e a humanização de suas práticas pedagógicas foram perquiridas. Doze tutores de uma instituição privada de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para sete (58%) deles, a cordialidade seria a principal competência socioafetiva a se exigir de um tutor a distância. Foram identificadas diversas situações nas quais seria imprescindível ser cordial, como quando um aluno manifesta desestímulo ou dificuldade de aprendizagem. Todos enfatizaram a necessidade de uma postura cortês na abertura de cada nova etapa de disciplina ou curso. Entretanto, apenas cinco (42%) reputaram-na indispensável no acolhimento de alunos. Para oito (67%) tutores, a identificação nominal dos cursistas e, para seis (50%), o uso de frases motivadoras seriam formas cotidianas de exercício da cordialidade.
dc.creator André Tenório;Elizete Ventura de Souto;Thaís Tenório
dc.created 2014-05-25
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16282/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i1.199
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
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