TRÊS GERAÇÕES DE PEDAGOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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dc.type Text
dc.title TRÊS GERAÇÕES DE PEDAGOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
dc.description Este artigo define e examina três gerações de pedagogia de educação a distância. Ao contrário de classificações anteriores de educação a distância, baseadas na tecnologia utilizada, esta análise centra-se na pedagogia que define as experiências de aprendizagem encapsuladas no design da aprendizagem. As três gerações de pedagogia, cognitivo-behaviorista, socioconstrutivista e conectivista, são examinadas utilizando o conhecido modelo de comunidade de investigação (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000), com foco nas presenças cognitiva, social e de ensino. Embora essa tipologia de pedagogias possa também ser aplicada com proveito na educação presencial, a necessidade e a prática de abertura e de explicitação do conteúdo e do processo em educação a distância tornam o trabalho especialmente relevante para os designers, professores e desenvolvedores de educação a distância. O artigo conclui que a educação a distância de alta qualidade explora as três gerações em função do conteúdo de aprendizagem, do contexto e das expectativas de aprendizagem [1].
dc.creator João Mattar (Trad.);Terry Anderson;Jon Dron
dc.created 2013-03-01
dc.publisher Fundação CECIERJ
dc.coverage
dc.language pt-BR
dc.identifier https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16273/metadados
dc.source http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v2i1.162
dc.subject ead
dc.subject eademfoco
dc.subject ead em foco
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