Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16268
dc.type | Text |
dc.title | A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÍSICA |
dc.description | O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar. Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. |
dc.creator | José Ailton Forte Feitosa;Ivoneide Pinheiro de Lima;Francisco Herbert Lima Vasconcelos |
dc.created | 2013-11-07 |
dc.publisher | Fundação CECIERJ |
dc.coverage | |
dc.language | pt-BR |
dc.identifier | https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16268/metadados |
dc.source | http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v3i1.144 |
dc.subject | ead |
dc.subject | eademfoco |
dc.subject | ead em foco |