A PRÁTICA DA TUTORIA NO PROJETO E-NOVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CONCEITOS DE COMUNIDADE DE PRÁTICA

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/16264

  • Título: A PRÁTICA DA TUTORIA NO PROJETO E-NOVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CONCEITOS DE COMUNIDADE DE PRÁTICA
  • Autor(es): Andreza Regina Lopes da Silva;Isadora de Souza Bernardini;Jaqueline Rossato;Sabrina Rebelo;Fernando José Spanhol
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Tipo: EaD em Foco
  • Data: 23/10/2012
  • URL: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v2i1.98
  • Código do Recurso: 16264
  • Descrição: O presente artigo tem como objetivo buscar evidências que possam ilustrar a semelhança entre a tutoria do projeto e-Nova e às comunidades de prática. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza a pesquisa como teórico-empírica, de natureza exploratória e descritiva; já a sua abordagem classifica-se como qualitativa. A unidade de análise escolhida foi o curso de capacitação do e-Nova, projeto que tem como objetivo a disseminação do empreendedorismo inovador e a geração de produtos e processos inovadores com sucesso técnico e mercadológico. Como método, utilizou-se do estudo de caso, pois busca caracterizar o grupo de tutoria do projeto e identificar características que possam caracterizá-lo com uma comunidade de prática. Como resultado, observa-se que, a tutoria do projeto e-Nova possui três características basilares: trata-se de um grupo de trabalho intensivo em conhecimento; atua sobre um conjunto comum de questões; e promove a criação de novos conhecimentos por meio do compartilhamento. Conclui-se que, em sua maioria, as características desse grupo se assemelham a aspectos pertencentes a uma comunidade de prática, tais como: possui um grupo de indivíduos que se importa com um conjunto comum de questões, e compartilha e desenvolve conhecimentos nesse domínio.
© Canal CECIERJ 2024