Unidade 2: Descoberta e invenção: o lugar da argumentação nos textos dissertativos

Utilize este link para referenciar este recurso externamente: https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/15254

  • Título: Unidade 2: Descoberta e invenção: o lugar da argumentação nos textos dissertativos
  • Autor(es): Fundação CECIERJ
  • Instituição: Fundação CECIERJ
  • Área: Língua Portuguesa
  • Disciplina: Material do professor
  • Tipo: Documento
  • Nome original do arquivo: port_mp_unidade2_mod4_vol1.pdf
  • Tamanho: 2.0 MB
  • Data: 07/12/2016
  • Código do Recurso: 15254
  • Descrição: 1. Temas principais: a estrutura da redação de vestibular; o parágrafo padrão de introdução: função e estrutura; orações subordinadas substantivas.

    2. Objetivos:
    - Reconhecer a importância dos textos dissertativos para a ciência e a tecnologia;
    - Reconhecer as regras de construção de textos argumentativos: nexo de sentido, coerência argumentativa, força da argumentação, clareza lógica;
    - Avaliar textos bem e mal construídos em termos argumentativos;
    - Distinguir os elementos lógicos e semânticos que precisam estar presentes no desenvolvimento da argumentação
    - Identificar a relação entre observação e descoberta e imaginação e invenção;
    - Construir períodos compostos por subordinação, partindo do exemplo das orações subordinadas substantivas.

    3. Tempo estimado: 8 aulas de 50 minutos.
© Canal Cederj 2019